Logo do Tramitação Inteligente Logo do Tramitação Inteligente
  • Login
  • Novidades
  • Suporte e Tutoriais
    • Fale conosco
    • Tutoriais
    • Como obter e importar o CNIS
    • Planejamento Previdenciário Inteligente
    • Cálculo de aposentadoria por tempo (especial e rural)
    • Aposentadoria por idade rural (APIR)
    • Aposentadoria por idade híbrida
    • Cálculo de aposentadoria do professor
    • Revisão da Aposentadoria Por Invalidez (art. 26, §2º da Reforma)
    • Detector de períodos e salários controvertidos
    • Revisão das atividades concomitantes (Tema STJ 1070)
    • Qualidade de segurado e carência NOVO
    • Nova Lei nº 14.331/2022 (novo divisor mínimo)
    • Política de Privacidade, LGPD e Termos de Serviço
  • Planos
  • Blog
  • Cursos
  • Modelos
  • Mais
    • Login
    • Suporte / Fale conosco
    • Novidades
    • Planos
    • Blog
    • Cursos
    • Modelos
    • Nova planilha
      Cálculo previdenciário
    • Nova atividade
      Agende prazos, audiências e atividades
    • Novo documento de texto
      Editor de textos com robô gerador
    • Gerador de Documentos
      Robô Gerador de Documentos Inteligente
    • Novo cliente
      Cadastrar novo cliente
    • Nova nota
      Criar nova nota
    • Subir arquivos
      Armazene arquivos de qualquer tipo
    • Nova assinatura digital
      Envie documentos para assinatura digital
    • Minhas planilhas
      Cálculos previdenciários
    • Agenda / atividades
      Veja seus prazos, audiências e compromissos
    • Meus documentos
      Editor de texto
    • Clientes
      Clientes do seu escritório
    • Notas / alarmes
      Suas notas / alarmes
    • Arquivos
      Arquivos anexados
    • Assinaturas digitais
      Consulte documentos assinados
  • Seja bem-vindo
    • Fazer login
    • Planilhas previdenciárias
    • Assinaturas digitais
    • Clientes
    • Agenda e atividades
    • Editor de texto e documentos
    • Publicações judiciais
    • E-mails dos clientes
    • Notas
    • Arquivos armazenados
    • Escritório
    • Meu escritório
    • Minha conta
    • Meu plano
    • Ajuda e suporte
    • Tutoriais
    • Fale conosco
    1. Home
    2. Blog
    3. Novo capítulo da Revisão da Vida Toda: Um Mínimo de Alívio em Meio à Decepção

    Novo capítulo da Revisão da Vida Toda: Um Mínimo de Alívio em Meio à Decepção

    Novo capítulo da Revisão da Vida Toda: Um Mínimo de Alívio em Meio à Decepção

    29 de Abril de 2025

    O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão de grande impacto no cenário previdenciário ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.111. Este artigo detalha os aspectos mais recentes desse julgamento.

    Se você quiser saber sobre o histórico anterior desse julgamento, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Revisão da vida Toda.

    Fatos e o Recurso Apresentado ao STF

    A discussão gira em torno da regra de transição do art. 3º da Lei nº 9.876/1999, que estabeleceu novos critérios para o cálculo das aposentadorias do INSS. Essa regra determina que, para os segurados que já contribuíam para o sistema previdenciário antes de julho de 1994, as contribuições feitas antes desse período não devem ser consideradas no cálculo da aposentadoria.

    O STF, em decisão de 21/03/2024, considerou válida essa regra de transição, afastando a possibilidade de o segurado escolher a regra de cálculo que lhe fosse mais vantajosa. Essa decisão impactou diretamente a tese da "revisão da vida toda", que permitia o recálculo das aposentadorias ao considerar todo o histórico de contribuições do segurado, inclusive as anteriores a julho de 1994.

    A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos apresentou um recurso (embargos de declaração), buscando reverter a decisão do STF. A entidade argumentou que a decisão de 21/03/2024 desrespeitou um entendimento anterior do próprio STF e que isso prejudicaria milhares de aposentados que já recebiam valores maiores com base na revisão da vida toda.

    Questões Jurídicas em Discussão

    O STF se debruçou sobre as seguintes questões jurídicas:

    1. A existência de algum erro, omissão ou contradição na decisão do STF que afastou a revisão da vida toda.
    2. A obrigação dos aposentados que receberam valores com base na revisão da vida toda devolverem esse dinheiro e arcarem com as despesas processuais.

    Fundamentos da Decisão do STF

    O STF, ao analisar o recurso, concluiu que a decisão de 2024 que afastou a revisão da vida toda não apresentava omissão, contradição ou erro de julgamento. O tribunal reconheceu que, em 2022, havia admitido a possibilidade da revisão da vida toda (RE 1.276.977, Tema 1102). No entanto, o STF também ressaltou a existência de uma decisão liminar, desde o ano 2000, que reconhecia a validade da regra de transição que exclui as contribuições anteriores a 1994 (ADIs 2.110 e 2.111).

    Além disso, o STF destacou que a decisão de 2022 ainda não era definitiva quando o caso foi julgado em 2024 e, portanto, poderia ser revista. O tribunal reconheceu que o período de incerteza sobre a revisão da vida toda levou muitos aposentados a buscar decisões judiciais favoráveis, que resultaram no aumento de seus benefícios.

    Para proteger os segurados de boa-fé, o STF decidiu que não será exigida a devolução dos valores recebidos com base em decisões judiciais (ainda que provisórias) concedidas até 05/04/2024, data da publicação da decisão do STF. Contudo, o tribunal ressalvou que os valores da aposentadoria pagos a partir dessa data poderão ser reduzidos.

    Adicionalmente, o STF determinou que, excepcionalmente, os aposentados que ingressaram com ações judiciais não terão que pagar as despesas do processo, como custas judiciais, honorários advocatícios e despesas com perícias. Por outro lado, o tribunal estabeleceu que, se algum segurado já tiver devolvido dinheiro ou pago despesas processuais, esses pagamentos não serão devolvidos.

    Votação e Resultado do Julgamento

    A decisão do STF foi unânime, com o placar de 11 votos a 0. O voto que prevaleceu foi o do Ministro Nunes Marques, relator do caso.

    O Plenário decidiu que os valores recebidos por segurados do INSS até 5 de abril de 2024, em decorrência de decisões judiciais favoráveis à tese da "revisão da vida toda", não devem ser devolvidos. Além disso, o STF decidiu que, excepcionalmente, não serão cobrados honorários e custas judiciais dos autores que buscavam a revisão da vida toda por meio de ações judiciais pendentes de conclusão até 05/04/2024.

    Conclusão: Um Mínimo de Alívio em Meio à Decepção

    Em síntese, o julgamento da ADI 2.111 pelo STF trouxe um desfecho complexo para a questão da revisão da vida toda. Diante da reviravolta jurisprudencial, que reafirmou a validade da regra de transição do art. 3º da Lei nº 9.876/1999 e afastou a possibilidade de escolha da regra mais benéfica pelo segurado, os únicos pontos positivos para os segurados se resumem a duas salvaguardas:

    1. Irrepetibilidade dos Valores Recebidos: A garantia de que os valores recebidos até 05/04/2024, em decorrência de decisões judiciais favoráveis à tese da revisão da vida toda, não precisarão ser devolvidos. Isso representa um alívio para aqueles que, de boa-fé, já se beneficiam de um aumento em seus benefícios.
    2. Dispensa de Custas e Honorários: A decisão de, excepcionalmente, dispensar os segurados do pagamento de custas processuais e honorários advocatícios nessas ações judiciais sobre a revisão da vida toda que estavam pendentes até 05/04/2024. Essa medida evita que os segurados sejam penalizados financeiramente por buscarem um direito que, à época, era amparado por decisões judiciais.

    Em um cenário de incertezas e mudanças de entendimento, essas duas medidas representam um mínimo de proteção aos segurados diante da alteração na jurisprudência.

    Sou advogado Estou procurando um advogado previdenciarista

    Você é advogado? Sabia que diariamente milhares de advogados utilizam o Tramitação Inteligente para turbinar as suas Advocacias Previdenciárias? 🚀

    Não importa se você está só começando ou se é um escritório já consolidado: o nosso sistema - o mais simples de usar - te transforma num verdadeiro especialista e lhe dá todos os recursos para conquistar mais clientes e vencer mais casos, aumentando seus ganhos.

    Com importação do CNIS, análise do direito aos benefícios, cálculo de Renda Mensal Inicial, atrasados, valor da causa, revisões, análise de qualidade de segurado e carência, etc.

    É o único com o exclusivo Robô Gerador de Petições Iniciais (as peças saem prontas e fundamentadas), o exclusivo Robô Gerador de Documentos (procuração, contrato de honorários e muito mais com 1 clique) e o exclusivo Planejamento Previdenciário Inteligente: você nunca mais vai querer trabalhar de outra forma!

    Não deixe para depois. Descubra por que somos o sistema mais confiado pela advocacia: junte-se agora mesmo aos milhares de advogados em todo o Brasil que já fazem uso diário do Tramitação Inteligente. Embarque com a gente nesta jornada de sucesso!

    CRIE SUA PRIMEIRA ANÁLISE PREVIDENCIÁRIA
    Experimente por 7 dias grátis
    Não é necessário cartão de crédito
    Índice
    1. Fatos e o Recurso Apresentado ao STF
    2. Questões Jurídicas em Discussão
    3. Fundamentos da Decisão do STF
    4. Votação e Resultado do Julgamento
    5. Conclusão: Um Mínimo de Alívio em Meio à Decepção