Estou fazendo um cálculo de revisão mas a carta de concessão do benefício a revisar não tem dados. E agora?

28 de Janeiro de 2023
Como você já sabe, desde o início de 2023 nosso sistema passou a importar as cartas de concessão do INSS, facilitando e muito os cálculos de revisão de benefícios previdenciários.
Em regra, as cartas de concessão trazem todos os dados necessários para a revisão de um benefício, como o tipo de benefício, a sua RMI (Renda Mensal Inicial) e a DIB (Data de Início do Benefício).
Contudo, algumas vezes o INSS gera cartas de concessão que não contêm quaisquer dados relevantes, como essa abaixo:
Como se vê, este PDF de Carta de Concessão é inútil; além do número do benefício, consta ali apenas a data da concessão dele; veja que não há indicação de qual benefício foi concedido (trata-se de uma aposentadoria por tempo de contribuição ou uma aposentadoria por invalidez?), nem mesmo sua DIB (Data de Início do Benefício) e, por fim, tampouco foi indicada a sua RMI (Renda Mensal Inicial).
Para ver a diferença, vamos comparar com uma carta de concessão normal, que traz todos os dados necessários:
Estas cartas de concessão sem dados são relativamente raras; contudo, se você foi "premiado" com uma dessas cartas, não se preocupe: é possível obter os dados no sistema do Meu INSS.
Como fazer a revisão do benefício se a carta de concessão não tem seus dados?
Neste caso, será preciso informar os dados manualmente no sistema. E como obter os dados da concessão do benefício se a carta de concessão não tem dados?
Neste artigo, vamos te ensinar a obter o Extrato de Informações do Benefício no Meu INSS do segurado.
Basta seguir o passo a passo abaixo:
1. Entre no Meu INSS do segurado, através do link: https://meu.inss.gov.br.
2. Acesse o campo “entrar com gov.br”.
3. Informe o CPF e a senha do segurado.
4. A tela inicial do Meu INSS se abrirá.
5. Selecione a opção: "Extrato de Informações do Benefício", que aparece na tela inicial.
6. Você será conduzido para uma tela onde estarão listados todos os benefícios já recebidos pelo segurado.
Selecione aquele cujos dados você precisa.
7. Ao clicar sobre o benefício cujos dados você quer, o sistema automaticamente irá fazer o download do extrato de informações!
Basta visualizá-lo no canto esquerdo inferior da tela.
Quando o documento abrir, note no canto superior direito da sua tela o ícone com uma seta apontando para baixo (vide imagem a seguir); clique nela e escolha onde você deseja salvar o arquivo no seu computador, dando-lhe o nome que preferir.
No navegador Mozilla Firefox, o ícone de download será esse:
8. Certifique-se de que o arquivo baixado esteja salvo na pasta que selecionou.
Pronto! Agora é só utilizar os dados do documento para preencher manualmente no sistema, nos campos abaixo:
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