Como obter o processo administrativo previdenciário no MeuINSS

05 de Janeiro de 2023
Neste guia vamos abordar o passo a passo de como obter o Processo Administrativo de seu cliente.
1. Entre no Meu INSS do segurado, através do link: https://meu.inss.gov.br.
2. Acesse o campo “entrar com gov.br”.
3. Informe o CPF e a senha do segurado.
4. A tela inicial do Meu INSS se abrirá.
5. Selecione a opção: "Consultar pedidos", que aparece na tela inicial.
6. Todos os seus requerimentos já formulados perante o INSS aparecerão numa lista.
7. Localize a aposentadoria ou o benefício cujo processo está procurando e verifique se existe um botão "baixar processo" na parte inferior direita.
8. Se o botão "BAIXAR PROCESSO" existir, pronto! Basta clicar nesse botão e você já conseguiu ter acesso ao processo administrativo.
9. Se o botão "BAIXAR PROCESSO" não existir, não se preocupe! Siga os passos próximos passos.
10. Volte para a tela principal clicando sobre "Meu INSS" que aparece na parte superior direita.
11. Na primeira tela, vão aparecer novamente algumas opções.
12. Clique em "+ Ver mais" na parte inferior direita da tela. Irão surgir outras opções. Você deverá localizar o ícone “Cópia de Processo”.
13. Clicando nesse ícone irá aparecer a mensagem a seguir:
14. Clique no botão atualizar.
15. Ali, terão os dados de contato do segurado.
- Se verificar que eles estão incompletos, faça as alterações devidas.
- Se os dados já estiverem atualizados, clique novamente em atualizar e depois em avançar.
16. Depois disso aparecerá a sugestão abaixo, que poderá ser ignorada, clicando novamente em avançar.
17. Após aparecerá a tela abaixo. Clique novamente em avançar.
18. A próxima tela é de dados do requerente.
Pode clicar que aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS. Nessa tela, informe o seu e-mail.
19. Nos dados adicionais, responder o seguinte:
- Trata-se de solicitação de cópia de pessoa falecida: (responda SIM ou NÃO, conforme o caso)
- Deseja cópia de laudo médico: NÃO
- Deseja cópia de laudo social: NÃO
- Número do benefício (NB): (informe o número do benefício)
- Deixe os campos CTC, SIPPS e NR em branco.
As respostas acima bastam para prosseguir e não é preciso juntar nenhuma documentação comprobatória para análise do pleito.
Vá avançando, até aparecer uma mensagem no sentido de que você será avisado quando a cópia do seu processo estiver disponibilizada.
Em 1 ou 2 dias você deverá receber um email avisando da disponibilização do documento.
Ao receber o email, você então deverá fazer novo acesso ao Meu INSS e clicar no ícone Consultar Pedidos, para encontrar a cópia solicitada.
Por: Kátia Amud
Você é advogado? Sabia que diariamente milhares de advogados utilizam o Tramitação Inteligente para turbinar as suas Advocacias Previdenciárias? 🚀
Não importa se você está só começando ou se é um escritório já consolidado: o nosso sistema - o mais simples de usar - te transforma num verdadeiro especialista e lhe dá todos os recursos para conquistar mais clientes e vencer mais casos, aumentando seus ganhos.
Com importação do CNIS, análise do direito aos benefícios, cálculo de Renda Mensal Inicial, atrasados, valor da causa, revisões, análise de qualidade de segurado e carência, etc.
É o único com o exclusivo Robô Gerador de Petições Iniciais (as peças saem prontas e fundamentadas), o exclusivo Robô Gerador de Documentos (procuração, contrato de honorários e muito mais com 1 clique) e o exclusivo Planejamento Previdenciário Inteligente: você nunca mais vai querer trabalhar de outra forma!
Não deixe para depois. Descubra por que somos o sistema mais confiado pela advocacia: junte-se agora mesmo aos milhares de advogados em todo o Brasil que já fazem uso diário do Tramitação Inteligente. Embarque com a gente nesta jornada de sucesso!