Novidades

04/10/2021 Novidade: Nova versão da planilha em breve!

Ainda no mês de outubro/2021 vamos lançar uma enorme atualização da planilha, a versão 7.0.

Dentre dezenas de melhorias que serão detalhadas no lançamento, antecipamos que uma das grandes novidades é que a planilha passará a fazer o cálculo de RMI e de valor da causa.

Aguardem!

21/07/2021 Novidade: Melhoria no importador de CNIS

Na atualização de hoje, fizemos ajustes para tratar novos casos de PDFs do CNIS que não estavam sendo importados com sucesso em razão de nova formatação que passou a ser usada pelo INSS (julho/2021).

28/05/2021 Novidade: Análise visual

Além do suporte ao PDF simplificado, lançamos hoje também a nova seção "Análise Visual", que apresenta uma linha do tempo dos vínculos lançados na planilha, de forma visual.

Você a encontra logo abaixo da área de lançamento dos períodos.

Caso você não queira visualizá-la, basta clicar no botão "Ocultar" no canto superior direito da seção.

28/05/2021 Novidade: A importação de PDF do CNIS agora suporta arquivos simplificados!

A importação de PDF do CNIS agora também suporta o extrato simplificado (aquele que contém apenas os vínculos, um por linha, e não traz os salários-de-contribuição).

Desta forma, a planilha está preparada para aceitar qualquer tipo de PDF do CNIS.

27/05/2021 Novidade: Sobre a importação do CNIS em PDF

Por enquanto, a importação do CNIS em PDF deve utilizar a versão completa (ou seja, aquele PDF que contém os vínculos E os salários de contribuição).

Em breve, lançaremos suporte à importação do PDF do CNIS simplificado (que somente contém os vínculos).

27/05/2021 Novidade: 🎉 Importação do CNIS via PDF

Lançamos hoje uma das maiores novidades na planilha: a possibilidade de importar o CNIS através de PDF.

Clicando no mesmo botão de sempre (importar períodos), o sistema agora permite você escolher um PDF do CNIS, seja ele emitido do site "Meu INSS", seja ele emitido pelo CNISWEB.

O sistema importa automaticamente todos os períodos, incluindo nome da empresa trabalhada, data de início e data de fim; a data de fim, caso ausente, é subsidiariamente preenchida com a data da última remuneração.

A funcionalidade foi bastante testada antes do lançamento, mas tendo em vista ser uma novidade, recomendamos uma conferência manual pelos próximos dias; se encontrarem quaisquer incongruências, utilizem o menu "Fale conosco" para nos avisar, ou enviem um e-mail para [email protected], contendo o PDF de que se trata.

21/05/2021 Novidade: Atualização de servidor e pesquisa de perfil

Hoje ficamos fora do ar por cerca de 10 minutos enquanto atualizávamos o servidor para um mais potente.

Além disso, implementamos uma pesquisa de perfil, que aparecerá automaticamente na primeira vez que uma nova planilha for criada. Com estes dados, no futuro, iremos personalizar funcionalidades da planilha de acordo com o perfil de cada usuário.

23/10/2020 Atualização: Planilha fora do ar por cerca de 1 hora

Na data de hoje, 23.10.2020, a planilha saiu fora do ar por cerca de 1 hora, causada por um rompimento de fibra ótica no nosso provedor de hospedagem.

A situação já foi 100% normalizada.

27/06/2020 Correção: Versão 6.2.0

Na versão 6.2.0, adicionamos uma nova linha na tabela para lançar o período já reconhecido pelo INSS na data da Emenda EC nº 103/2019 (a planilha só libera o seu preenchimento, obviamente, caso a DER seja posterior à EC nº 103/2019).

Aproveitamos e corrigimos dois pequenos bugs identificados nesta semana, que ocorriam quando (1) a DER era posterior à Ec 103/2019 e o campo 'tempo reconhecido pelo INSS até a DER' havia sido preenchido (causava um erro de contagem), e (2) quando a DER era exatamente no dia 13/11/2019, entrada em vigor da Ec nº 103/2019o que causava a planilha a apurar o tempo no marco temporal 'Ec nº 13/2019', o que era redundante, já que a DER coincidia exatamente com este marco temporal.

17/06/2020 Novidade: 🎉 Lançamento da versão 6 da planilha, com análise do direito conforme a Reforma da Previdência!

É com grande satisfação que noticiamos o lançamento da versão 6 da planilha, que agora contempla a análise do direito conforme a Reforma da Previdência (EC nº 103/2019).

Após semanas de testes com centenas de usuários voluntários, não foram encontrados quaisquer falhas na análise jurídica.

Assim, a partir de agora, caso a DER ou a Refirmação da DER sejam posteriores a 14/11/2019 (primeiro dia de aplicação das regras da EC nº 103/2019), além da análise do direito adquirido na véspera (13/11/2019), a planilha procederá à análise jurídica do direito consoante as novas regras estabelecidas pela Reforma, indicando se há ou não direito à aposentadoria, bem como os coeficientes de cálculo aplicáveis.

Caso não haja direito à aposentadoria consoante as novas regras, a planilha indicará precisamente quais são os requisitos faltantes, para cada artigo da EC nº 103/2019.

28/05/2020 Novidade: Início dos testes da análise do direito conforme a Reforma da Previdência

Iniciamos nesta data os testes da análise do direito à aposentadoria conforme as novas regras inauguradas pela Reforma da Previdência (EC 103/19).

Caso tenha interesse em nos ajudar a testar e conferir a análise jurídica da planilha para DER posteriores a 13/11/2019, envie uma mensagem pra gente utilizando o link 'Fale conosco', para que a gente possa ativar essa versão de testes na sua conta.

Uma vez superada essa fase de testes, e sendo validadas a correção das análises, a novidade será liberada a todos os usuários, e um novo aviso de novidade será postado aqui neste canal.

07/05/2020 Novidade: Adição de um novo marco temporal - 13/11/2019 - Reforma da Previdência

Adicionamos nesta data um novo marco temporal à planilha, qual seja, a data de 13/11/2019, último dia no qual as regras anteriores à Reforma da Previdência são aplicáveis.

Portanto, a partir de agora, caso a DER ou a REAFIRMAÇÃO DA DER sejam POSTERIORES à essa data (13/11/2019), a planilha automaticamente vai apurar o direito adquirido do segurado em 13/11/2019, a fim de verificar se o mesmo cumpria os requisitos para a aposentadoria segundo as regras anteriores à Reforma.

Adicionamos também, nesta data, um campo no nosso banco de dados para salvar qual a VERSÃO da planilha que foi utilizada em cada planilha gerada no nosso sistema. Assim, por exemplo, caso seja detectado algum bug que enseje correção, agora é possível verificarmos no banco de dados quais as planilhas afetadas, e comunicar por e-mail apenas os interessados afetados.

Por fim, informamos que retomamos o desenvolvimento da planilha no tocante à análise do direito APÓS a Reforma da Previdência, sendo que, por enquanto, a planilha continuará informando que tal recurso está 'em desenvolvimento'.

Lembramos, por fim, que a planilha está 100% pronta para fazer a CONTAGEM DE TEMPO em qualquer marco, mesmo APÓS a reforma da previdência; o único ponto que está 'em desenvolvimento' é a análise do DIREITO à aposentadoria caso a DER ou a refirmação da DER sejam posteriores à reforma da previdência, e essa situação é informada expressamente na planilha caso seja o caso.

15/03/2020 Novidade: Aviso de DER / Reafirmação da DER posterior à Reforma da Previdência

Conforme postamos aqui anteriormente, estamos trabalhando para atualizar a planilha para a Reforma da Previdência (EC nº 103/2019), que entrou em vigor em 13/11/2019.

Portanto, a fim de evitar análises incorretas do direito à aposentadoria, a partir desta atualização a planilha passa a informar que a data de entrada do requerimento (DER) é posterior à reforma da previdência, e que a análise do direito ainda está sendo desenvolvida.

Resumindo:

- A planilha continua apontando contagem de tempo 100% precisa para qualquer data, seja ANTES ou DEPOIS da reforma da previdência;

- Para qualquer data de entrada do requerimento anterior a 13/11/2019, além da contagem, a planilha fará toda a análise jurídica automaticamente, informando se há ou não direito à aposentadoria e em qual modalidade, como sempre fez.

- Para qualquer data de entrada do requerimento POSTERIOR à 13/11/2019, a planilha atualmente vai apresentar apenas a contagem de tempo contributivo, e vai informar que a análise jurídica (de existir ou não direito à aposentadoria) ainda está pendente de desenvolvimento.

Estamos trabalhando para trazer a análise jurídica após a reforma da previdência o quanto antes para o sistema.

18/11/2019 Atualização: Reforma da previdência (EC nº 103/2019)

Considerando alguns questionamentos já encaminhados, informamos que está nos nossos planos atualizar a planilha para contemplar a Reforma da Previdência recém-promulgada.

Já iniciamos a análise das questões jurídicas; porém, ainda não dispomos de previsão de data para o lançamento desta atualização.

Por ora, basta se atentar que se a DER for posterior à 13/11/2019 (data de publicação da EC 103/2019) a análise do direito à aposentadoria feita pela planilha deve ser ignorada até que a reforma seja contemplada (postaremos um novo aviso nesta página e na página inicial).

18/10/2019 Novidade: Botões 'selecionar tudo' e 'inverter'

Adicionamos os botões 'selecionar tudo' e 'inverter' na coluna 'Filtrar para formato texto', que auxilia na seleção dos períodos de forma mais rápida.

14/10/2019 Novidade: Novo recurso: filtrar períodos para formato texto

Este novo recurso (totalmente opcional) permite filtrar apenas alguns períodos na planilha e copiá-los rapidamente com um clique no botão verde que aparece no final da página.

É útil, por exemplo, para selecionar somente períodos controvertidos e cópia-los na petição inicial, ou marcar os períodos reconhecidos / averbados para copiá-los no dispositivo da sentença.

Os períodos filtrados aparecerão no final da página, em uma caixa própria e separada, com um botão copiar próprio (separado do botão copiar do resultado da planilha).

22/08/2019 Atualização: Versão 5.8.0: contagem de pontos

Mudança na contagem dos pontos: a fórmula da contagem de pontos a que se refere o art. 29-C da Lei 8.213/91 passa a considerar os meses incompletos de tempo de contribuição e de idade, tendo em vista tratar-se do entendimento mais favorável que é adotado pelo próprio INSS.

Antes dessa atualização, a fórmula descartava os meses incompletos por interpretar literalmente o disposto no art. 29-C, §1º, da Lei 8.213/91 (entendimento mais rigoroso).

A atualização foi aplicada retroativamente a todas as planilhas já criadas no sistema.

22/08/2019 Novidade: Melhorias diversas (2)

Hoje lançamos a versão 5.7.0 da planilha, que conta com inúmeras melhorias. Dentre elas, destacamos:

- Grande melhoria de performance: antes dessa atualização, planilhas com mais de 30 períodos já apresentavam uma lentidão considerável ao se digitar novos períodos e, em casos extremos, tornavam a planilha inutilizável; com essa atualização, a planilha ficou extremamente mais rápida mesmo em contagens com muitos períodos;

- Tal como no excel, passamos a recalcular os dados da planilha após o usuário tirar o foco da célula onde digita as datas de início/fim de cada período (antes desta atualização, nós recalculávamos os dados da planilha a cada caractere digitado, o que estava causando a planilha recalcular várias vezes durante a digitação das datas e prejudicava a experiência do usuário);

- Criamos botão de 'preferências', abrindo nova janela para selecionar algumas preferências pessoais do usuário. Por enquanto, existe apenas uma, que permite escolher qual o comportamento da tecla ENTER quando focado nas células de lançamento de dados: (1) se ela irá alternar entre INÍCIO / FIM dos períodos (apenas), ou (2) se irá alternar entre INÍCIO / FIM / NOME dos períodos. O novo padrão é a opção (1).

- Remove períodos vazios da planilha ao clicar em 'copiar resultado' ou 'imprimir planilha';

- Melhoria no botão de 'remover concomitâncias', que em algumas situações exigia mais de um clique para remover todos os períodos concomitantes;

- Outras pequenas melhorias visuais.

19/08/2019 Atualização: Melhorias diversas

Nesta data implementamos algumas melhorias:

- Na caixa de resultado da contagem, deixamos mais visível o seletor para escolher entre TEXTO ou TABELA (muitos usuários não estavam enxergando);

- Os campos data de nascimento, DER e reafirmação da DER agora aceitam digitar datas no formato DD/MM/AA (antes exigia-se DD/MM/AAAA), ficando, assim, coerente com as células dos períodos na planilha, que já aceitavam os dois formatos;

- Redução do tamanho geral do código da planilha, o que faz com que elas carreguem mais rápido.

19/08/2019 Correção: Tela em branco

Em razão de alguns ajustes que fizemos na data de hoje, por alguns momentos a planilha não estava carregando e o usuário via apenas uma tela em branco. O problema já foi corrigido.

28/03/2019 Novidade: Concomitâncias

Adicionado botão remover concomitâncias dentro da própria linha do lançamento de períodos, facilitando sua visualização pelos usuários.

28/03/2019 Novidade: Duplicar

Agora o botão duplicar abre a nova planilha em uma nova aba, mantendo a original aberta na aba anterior.

13/03/2019 Atualização: Instabilidade de 5 minutos

Hoje, por volta das 17:15H, durante uma atualização de código, cometemos um pequeno lapso que acabou tirando o sistema fora do ar por cerca de 5 minutos.

A falha foi prontamente identificada e corrigida, já estando o sistema 100% normalizado.

27/02/2019 Correção: Concomitância

Corrigimos um pequeno bug que referente à detecção de concomitâncias no resultado da contagem.

Além disso, agora o botão "Remover concomitâncias" fica vermelho toda vez que há uma concomitância detectada, facilitando sua visualização pelos usuários.

23/02/2019 Novidade: Adicionada área de Fale Conosco

Adicionado no cabeçalho um link para nova área "Fale conosco", contendo um formulário de contato para o envio de críticas e sugestões.

15/02/2019 New: Inúmeras novidades

Estamos adicionando dezenas de novidades e melhorias diariamente, e por isso não vamos descrevê-las aqui de forma detalhada.

Porém, cumpre destacar que na data de hoje foram adicionados o botão de 'copiar período individual como texto', o campo de anotações / lembretes privados, bem como melhorada a sistemática de copiar o resultado; além disso, fizemos correções na impressão da planilha.